sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Relatório "Minoritário"

Mais um conjunto de nomeações para os Óscares este ano e mais uma polémica. Como todos os anos se geram. E para isso, basta geralmente uma pessoa ou conjunto de pessoas não ser nomeada para o ressabianço vir ao de cima. É como vir cá a Cicciolina e deixar que todos a comam. Menos tu. Dói, eu percebo.

Este ano, a polémica envolve pessoas de raça negra. Nenhum preto foi nomeado. É racismo. Como acontece aliás sempre que há qualquer selecção e nenhum preto foi considerado. Podia até ser uma entrevista de emprego para um cargo com 10 mil candidatos. Se 9999 candidatos eram brancos, um era preto, e o único seleccionado é branco: é racismo.

Deixem-me elucidar-vos do que é racismo ou outro tipo de -ismo qualquer. Partir-se já do pressuposto que se se é preto, moreno, chinês, gay, ou monstruosamente obeso, deveria à partida ter prioridade. Ou pelo menos criar-se um sistema de quotas só porque se nasceu assim (ou porque se é cliente VIP do McDonald's no último caso). Não importa se não tem talento, se não reúne todas as condições curriculares, etc. Se é preto, deveria estar logo no Top 5. E quem se fode? Os brancos porque não nasceram pretos. E voltamos ao mesmo.

Não vi nenhum filme com actores de raça negra no papel principal este ano, portanto não consigo julgar se efectivamente haveria alguém digno de ser nomeado. Embora muitos que criticam também não sugerem exemplos merecedores. E com base no meu histórico de filmes, não me parece que nomear Eddie Murphy pelo Professor Chanfrado para os Óscares de 2016 seja viável. Ou talvez seja. Porque é preto. E tem que ser considerado.

Mas não mencionam o facto de haverem inúmeras cerimónias de prémios da música APENAS para pretos. Os brancos, só por serem brancos, nem podem ser considerados...

Se nos focássemos no talento, em vez da cor da pele ou das opções de com quem cada um fornica, talvez deixávamos de levantar falsas questões. Também não nasci com 40 cms de pau grosso e não ando por aí de cartolina nas ruas a gritar por justiça peniana. Nem a sugerir que cortem os deles para ficarmos todos iguais. Até porque toda a gente sabe que tenho 50...

Sem comentários: