segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Desnortographia

Já me venho habituando há largos anos aos erros ortográficos que, infelizmente, acompanham a escrita de muita gente. Fico a pensar se não estarei apenas a ser duro, porque afinal trata-se de um problema de massas. E quando falamos de problemas de massas, então a culpa é sempre da sociedade. (in Os Sociólogos contratados pela TVi).

Refiro-me por exemplo à utilização indiscriminada do "à", "á" e do "há". Parece-me claro como escrever o próprio nome, mas até consigo compreender a dificuldade. Às vezes consigo ainda imaginar que um café que sinaliza "Á Ameijoas", vai-me vender a rota secreta para uma terra lá no Norte chamada Ameijoas. Ou se apenas existem (=haver=há) bivalves no estabelecimento.

Outra, que já me provoca mais azia, é a escrita do "come-mos" em vez do mais vulgarmente pretendido "comemos". Trata-se apenas de uma ténue diferença entre o que é que as pessoas jantaram ontem e uma ordem pornográfica para que alguém abocanhe o meu tomatal.
Isto tudo é tolerado de forma bastante pacífica e sem correcções porque isso sim é má educação, segundo reza a lenda. E agora com a desculpa do novo acordo, consegue-se baralhar os neurónios até das cabecinhas mais astutas.

Mas, foda-se, LAVAVÃO???? Caralho, mas isto é a sério? Do verbo Lavar? Lavavão? É uma conjunção de "lavaram em vão mas a roupa continua encardida"? "Lavaram a rata em vão porque elas continuam a cheirar a peixe = elas lavavão"?
Eu á coisas que me causão um transtorno do carassas. Fodasse.

Quando existem palavrões em forma de verbo, a conjugação do mesmo deve obedecer às regras de conjugação dos seus semelhantes. Logo, fo-der, não é fodasse. Fo-der é foda-se; fodasse é ser estúpido p'ra caralho.

6 comentários:

et voilà disse...

este post é dedicado à nossa amiga pink?

Schnoof disse...

Nao. Essa precisa de um post chamado "quando as reticencias começam a ser demais"

Pink World Fabuloutin disse...

Lol... a amiga Pink já corrigiu o seu problema com os "a" e "há"... teve uma aula de português em plena praia do Meco dada pelo professor et voilà... e resultaram... agora precisa duma aula de reticencias dada pelo professor Schnoof... mas tem de ser na praia!!! :p

Don Draper disse...

caraças é com ç.

Schnoof disse...

Don... a frase está TODA mal escrita. that's the point.

Don Draper disse...

eu sei, era só uma piada.