sábado, 16 de abril de 2011

Coisas que me doem a alma

Ultimamente tenho consumido muito produto nacional como manda os valores de uma crise económica. E um dos produtos que mais gozo tem-me dado a consumir (além da cerveja e do vinho), é o belo do hamburguer do H3. Não há cadeia de fast food melhor que aquela, qual MacDonald's, qual Burger King.
Mas nos úlltimos tempos tenho tido necessidade de recorrer ao H3 do Monumental com alguma frequência. Ora da primeira vez, aquilo andava a trote de camelo mas ainda pensei que fosse por ser a semana inaugural. E assim, com paciência, aguardei.
Da segunda à décima vez continuava tudo na mesma, e pensei que teria de respeitar o processo de adaptabilidade dos senhores ao mecanismo da coisa. Cada um tem o seu ritmo, pensei eu.
À vigésima, não há quem aguente. Da última vez que lá cheguei havia 15 pessoas na fila com o belo do tabuleiro na mão. E eu pergunto-me: mas por que raio estão todos parados a olhar para o cozinheiro.
E eis que percebi. 15 pessoas na fila, 5 hamburgueres na chapa. É erro meu ou faltam ali dez? Eu percebo o conceito de evitar o desperdício, mas 15 clientes estão garantidos; o que acham que vão ali pedir? Roti de peru?
Ainda de forma educada, quando já estava a pagar e continuavam mais dez a seguir a mim, com apenas 4 hamburgueres na chapa, ousei perguntar: se já estão dez pessoas aqui, porque não põem mais hamburgueres na chapa? Ao que a senhora responde, para não ficar frio...
Se saem dez hamburgueres para dez pessoas, não me parece que as pessoas vão continuar na fila à espera daquilo arrefecer. "Olhe desculpe não me sirva já, porque eu quero ficar na fila mais um bocadinho".
Eu há coisas que "go figure". Deixei de tentar encontrar senso em pessoas que me dão uma resposta dessas.
Da próxima vez que vir 3 hamburgueres para 10 pessoas, vou pedir um tagliatelle, não vá ser esse o medo deles. Ou então eu é que sou parvo e H3 significa 3 na chapa de cada vez. Até rima, se calhar é mesmo isso.

Sem comentários: