quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Psicanálise barata

Todos nós temos aquela "amiga" no facebook cuja "amizade" aceitamos porque, uma vez por mês, sentimos a obrigação moral de corresponder ao Bom dia enquanto nos cruzamos. Só conhecemos de vista mas, voilá, pedido de amizade. É a lei do facebook.

Mas como eu não sou chibo vou mantê-la no anonimato. Não com nomes falsos do género Dina que já sabemos que se refere à Alexandrina, ou Mitó para Maria Antónia, ou Geraldina Gertrudes que sabemos que é claramente a Rita.

Desenvolvi uma técnica infalível de anonimato (schnoof proof) que consiste em alterar algumas letras do nome verdadeiro e assim a identidade da pessoa fica completamente indecifrável. Falemos então da Margaruda.

A Margaruda usa o perfil do facebook para mandar recadinhos. Não para os 1500 amigos que ela tem. Para uma pessoa apenas. Que provável já a bloqueou.

A Margaruda lança frases "do Ghandi" que retratam o valor das mulheres e o valor que o homem deve dar à mulher que tem ao invés de ir a correr atrás de outra; a dignidade do homem que fica ao lado da mulher (da Margaruda) para todo o sempre.

A Margaruda quando vê que ele ainda não fez like, começa a ficar ressabiada. Eis que surgem as frases que revelam o quanto o homem vai rebolar na lama e vai querer voltar para ela e nessa altura, eu, Margaruda, "não tô nem aí" porque sou feliz.

Quando a Margaruda vê que o destinatário não faz like, assim como 99% dos amigos que começam a sentir-se desconfortáveis em frente ao ecrã, eis que lança frases para o mundo avisando para o "ex?" parar de a chatear porque ela é feliz. Perguntam-se porque é que a Margaruda não se limitou a dizer isso por sms? Porque nunca as recebeu.

Eu não conheço a Margaruda. Já percebi que a Margaruda foi cornuda. Provavelmente porque era muito peluda (?). E ficou choruda. E ressabiuda. Embora para se sujeitar a tanta exposição desnecessária, deveria ficar muda. Para voltar a ser feliz mais depressa. Para voltar a apaixonar-se e sentir-se sortuda. Para bem dela. E para bem dos seus amigos que um dia a irão bloquear porque a Margaruda está a ficar maçuda.

Sem comentários: